Quais as principais obras do romantismo em Portugal?
Quais as principais obras do romantismo em Portugal?
Obras do romantismo português
- Camões, de Almeida Garrett (1825)
- D.
- A noite do castelo e Os ciúmes do bardo, de António Feliciano de Castilho (1836)
- A harpa do crente, de Alexandre Herculano (1838)
- Poesias, de Soares de Passos (1856)
- Odes modernas, de Antero de Quental (1865)
- Flores do campo, de João de Deus (1868)
Qual foi o Romantismo em Portugal?
O Romantismo em Portugal teve início em 1825 e estendeu-se até o final do século, em três fases distintas, cada qual enfatizando determinada temática dentro das características da estética romântica, com importantes personalidades da literatura mundial.
Qual era o objetivo do romantismo em Portugal?
Movimento surgido no século XIX Vindo após movimentos como o Arcadismo e Neoclassicismo, o Romantismo em Portugal buscava se opor a esses movimentos. Esses movimentos valorizavam a racionalidade, enquanto o Romantismo valorizava as emoções.
Quais as fases do romantismo em Portugal?
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social.
Quais os principais escritores e obras da terceira geração do romantismo em Portugal?
Terceira Geração do Romantismo – Principais escritores e suas obras principais: João de Deus de Nogueira Ramos (Flores do campo; Folhas soltas; Campos de Flores), Júlio Dinis (As pupilas do senhor reitor; Uma família inglesa; A morgadinha dos canaviais).
Qual foi o marco inicial do Romantismo em Portugal?
O início do Romantismo em Portugal é marcado com a publicação, em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano, sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama, em 1837.
O que buscava o Romantismo?
Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos. As características principais do Romantismo giram em torno da fantasia, do sentimento, da paixão e da imaginação, que foram as bases para a sua definição.
Qual é a característica principal do Romantismo?
As principais características dessa geração são o nacionalismo, o indianismo, a busca pela liberdade, o sentimentalismo e as abordagens religiosas. O contexto histórico que marcou essa geração foi a proclamação da independência. O romantismo trabalha a formação da identidade através do histórico nacional.
Qual foi a característica dada ao romantismo em Portugal?
Valorização de opiniões e expressão de pensamento de acordo com as percepções individuais em detrimento da objetividade. Exaltação dos sentimentos, em detrimento do racionalismo. Há uma forte expressão de tristeza, melancolia e saudade.
Quais são as características da primeira geração do romantismo em Portugal?
– Presença de sentimento patriótico (valorização da pátria). – Valorização do passado glorioso de Portugal, destacando fatos históricos e personagens como reis e poetas antigos. Almeida Garrett: principal representante do teatro romântico em Portugal. Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).
Qual obra representa a terceira fase romântica em Portugal?
O principal autor dessa tendência é o romancista Camilo Castelo Branco, autor de estilo passional e pitoresco. Terceira geração: livre dos exageros ultra-românticos, apresenta espontaneidade lírica e musical. Sobressaem-se nesse período a poesia de João de Deus e a prosa de Júlio Dinis.
Quais os principais escritores e obras da segunda geração do romantismo em Portugal?
Segunda Geração (Ultrarromântica) – Principais escritores e suas obras principais: Camilo Castelo Branco (Amor de perdição; Um homem de brios; Mistérios de Lisboa), Soares Passos (O Bardo; A Grinalda; Poesias) e Tomás Ribeiro (A Delfina do mal; Sons que passam; A Indiana).
O que marcou o início do Realismo em Portugal?
O Realismo em Portugal surgiu nos anos de 1860, durante um embate intelectual denominado de Questão Coimbrã. Na época, os jovens estudantes da cidade de Coimbra se inspiravam nos ideais do antirromantismo vindas da Europa e se reuniam para debater as questões sociais do momento.
Qual foi o objetivo principal do Romantismo?
Seu objetivo era se diferenciar do pensamento iluminista, que pregava a objetividade e colocava a razão no centro do mundo. Portanto, mesmo em grande parte do século XIX, esse espírito romântico produziu teorias filosóficas e obras artísticas bastante subjetivas.
O que foi o Romantismo quais as suas principais características?
O romantismo se caracterizou pela ênfase nas emoções, no individualismo e na exaltação da natureza. Por esses motivos, o movimento é entendido como uma reação ao racionalismo e ao materialismo exacerbados difundidos pelo Iluminismo e pela Revolução Industrial.
Quais são as principais características do realismo em Portugal?
Características
- Objetivismo e Cientificismo.
- Materialismo e negação dos sentimentos.
- Reação à monarquia e ao clero.
- Preocupação com o presente.